quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Limites Divergentes, convergentes e conservativos

Os limites divergentes ocorrem ao longo das placas que estão em movimento de separação (afastamento). A nova crusta é criada pelo magma que se eleva do manto.
Lentamente, as placas movem-se, em sentidos opostos transportando a crusta oceânica recentemente formada a partir da crista oceânica. Os limites divergentes melhor conhecidos são os da crista oceânica Médio-Atlântico.

A destruição da crusta ocorre ao longo dos limites convergentes das placas que se movem uma contra a outra. Uma placa afunda-se sobre outra, em zonas de destruição, a região onde uma placa mergulha por baixo de outra é chamada zona de subducção.
O tipo de convergência que ocorre entre as placas depende do tipo de litosfera envolvido. A convergência pode ocorrer entre uma placa oceânica e uma continental, entre duas placas continentais, ou entre duas placas continentais.

A zona entre duas placas que deslizam horizontalmente, uma em relação à outra, é chamada zona de limites de falhas transformantes ou limites conservativos.
A maioria das falhas transformantes é encontrada no fundo oceânico.
Deslocam, geralmente, as dorsais activas em expansão, originando as margens da placa onde normalmente têm origem os tremores de Terra de baixa profundidade.
Algumas falhas transformantes ocorrem nos continentes, como por exemplo, a zona de falha de Santo André (na América do Norte) e a falha Alpina.

4 comentários:

lorrane disse...

gostei, isso resolveu minha dificuldade...
Obrigada

KELYY disse...

ameiii d+

desconhecido disse...

legal

Unknown disse...

top de linha fio...obrg fio
hala madrid